segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santiago 2011-Via de la Plata

Grande aventura 4team,com 10 participantes fomos a Santiago pela via de la Plata,com saída em Chaves,já esperávamos um caminho mais duro que ano passado (Caminho Central)
Noite de quinta-feira passada no quartel em Chaves,pouco se dormiu como era de se esperar...
Sexta-feira partimos logo às 5:00h,um frio de rachar,depois pra aquecer a primeira grande subida do Caminho,levou-nos num instante a mais de 800m de altura.A seguir então o constante de subir e descer,single tracks,caminhos empedrados,de tudo,até alcatrão às vezes....Depois de Ourense,com mais de 100kms nas pernas,sabíamos de antemão,pelo track e pelo gráfico,que íamos ter uma subida difícil antes de finalizar os 126kms do primeiro dia,mas quando,finalmente apareceu-nos à frente a "la puta" como a chamamos,com 2kms e 19% de inclinação média,não teve quem não falasse mal de sua vidinha....
Passado o tormento,a bike do Jorge já dava sinal de uma avaria mais séria,mas chegámos ao albergue de Cea,aliás em boa hora,um pouco mais tarde talvez ficássemos sem lugar pra dormir e até sem jantar,pois reservamos comida a tempo,um grupo que chegou depois de nós já não comeu....
Segundo dia saímos um pouco antes das 6h (acordamos às 5h),a ideia era parar logo num café para o pequeno almoço,mas o caminho mandou-nos logo pro monte e a subir!!
Com sorte depois surgiu uma Vila e um bom café,reposta as energias,desfrutamos de mais caminhos de qualidade.Entretanto a bike do Jorge não aguentou e cedeu,uma avaria grave que tivemos de ter criatividade para superar,mesmo assim foi uma solução de recurso,com muito esforço se fez mais uns 20kms no monte,mas depois fomos obrigados a seguir os últimos 40kms pela estrada,já foi muito conseguir manter aquela bike a rolar....
No final o objectivo principal foi conseguido,conviver e chegar a Santiago,sem antes mais um "massacre" de depois de estarmos relaxados e em descompressão em frente a bela Catedral,ainda termos de percorrer 5kms a subir para conseguirmos tomar banhos...Convívio final com o restante do pessoal que foi a Santiago pelo Caminho Central,depois todos no mesmo autocarro com destino à casa.
Aventura durinha,mas daquelas que ficam gravadas nas nossas mentes,até a próxima !