domingo, 23 de fevereiro de 2014

Jales e Murça

Os 4TeamBTT juntaram-se este sábado para mais uma grande jornada de BTT, onde  mais uma vez acolhemos dois amigos nesta nossa aventura, João Luis e Filipe Xaimite.
Desta feita decidimos seguir a sugestão do Brasuca, que nos levou até às minas de Jales para ali dar início à Rota do Ouro e colocar no currículo dos 4TeamBTT mais uma zona do Norte de Portugal que merece ser visitada, principalmente pelos amantes do BTT. 
Podemos dividir o percurso em duas partes distintas, marcadas pelo ponto alto do passeio... já lá vamos ! 
A 1ª parte do percurso começou em Campo de Jales e, bem ao gosto dos 4TeamBTT, foi feito maioritariamente em trilhos rurais, dando-nos mais uma vez a conhecer a realidade de aldeias do interior, cada vez mais esquecidas, cujo contacto com as populações que teimam em não abandonar a sua terra é para nós um privilégio. Boas gentes, belas paisagens e trilhos fantásticos levaram-nos até  Murça, uma chegada em grande sobre as pedras da Via e Ponte Romana. Séculos de história numa obra brutal, muitas histórias percorreram as nossas mentes num momento de grande beleza que todos aproveitamos para apreciar. 
Chegados a Murça, o ponto alto do passeio: o almoço. Desta vez não tivemos de procurar muito, e seguindo a sugestão do dono que nos prometeu boa comida e desconto de 5%, paramos no Café Convívio, um tasquinho muito pequenino mas muito acolhedor, onde nos foi servida uma sopa de pedra à moda antiga, acompanhada de uns pregos no pão e o inevitável madurinho da região. Houve ainda tempo para travar conhecimento com um casal francês, que permitiu ao Filipe Xaimite brilhar a alto nível. Ninguém adivinhava que o homem dominava tão bem a língua francesa ! Estranha mania que esta gente tem de acolher bem quem os visita: não saímos do tasco sem provar o favaios, oferta da patroa !
Tirada a foto da praxe junto à Porca de Murça, partimos para a 2ª parte do passeio que nos levaria de volta a Campo de Jales. Passada a ponte sobre o rio Tinhela começaram os trabalhos com a subida da famosa (dizem o Gusto e o Mikka) Rampa de Murça, onde engatamos no monte para um percurso bem mais agreste e acidentado. Sobe e desce constante, vegetação alta, represas e pontes difíceis de ultrapassar. Estamos a falar de BTT, faz parte e como diz o Xaimite "sempre levamos alguma coisa que contar !". 
Foi também um dia marcado por muitas avarias e alguns percalços que nos fizeram terminar o passeio já a noite tinha caído. Sem stress, amanhã é outro dia, por isso no final ninguém se queixou. O sentimento geral era de satisfação e todos os presentes colocam já este passeio no top dos passeios 4TeamBTT. Foi muito bom !
Um obrigado final aos nossos amigos Joao Luis e Filipe Xaimite. Apareçam quando quiserem, mas Filipe, a toute façon, seja a última vez que empurras o Radical !

4TeamBTT

Sem comentários:

Enviar um comentário